quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BEM VINDOS TODOS......

Começando hoje o meu cantinho. Nele vou postar minhas curiosidades e tudo que vou aprendendo no dia-a-dia.
Ahh...me apresentando: sou Caco, sou verde e acabei de voltar para esse Brasil de meu Deus....lugar igual não há no mundo!!!
Passei um tempinho dando uns pulos pela europa.....mais especificamente em Dublin - Irlanda. Falando em Irlanda, muitas das agências de intercâmbio falham na hora de passar instruções sobre os procedimentos que o estudante precisam fazer em relação ao visto, ao PPS ( registro de trabalho), à abertura de conta no banco e carteira de estudante.
As escolas de inglês passam as informações e as cartas necessárias, geralmente, no primeiro dia de aula, mas levando em consideração que o nível de inglês do estudante ainda não está tão avançado, ele pode ficar confuso na hora de se regularizar no país.
As informações quando já passadas pelo agente de intercâmbio contratado, pode facilitar e muito a vida do estudante no começo dessa nova jornada que é tão fantástica.
Informações necessárias:
- Abertura de conta no banco: no primeiro dia de aula, as escolas geralmente fornece uma carta confirmando sua matrícula no curso de inglês ( ou qualquer outro que lhe forneça o visto). Nessa carta estará o endereço da agência no qual o estudante'deverá abrir a conta, sendo depositado o valor de 1000 euros. (até o início de 2009 era esse valor). Nesse momento, o estudante ja deverá pedir o statement, ou seja, o extrato bancário, que será enviado para o endereço fornecido na carta da escola e geralmente é o endereço da Hostfamily ( família que te hospedará durante seu primeiro momento no país). Esse serviço você normalmente adquire ao contratar o serviço de intercâmbio ( confirme com seu agente, por precaução). O statement demora em torno de 07 dias úteis para chegar no endereço. o estudante não poderá retirar o dinheiro depositado nesse período. Esse statement será necessário para fazer o visto do país.

- Visto: Após receber o statement, o estudante deverá contactar a secretaria da escola de inglês, que enviará, por conta própria, uma carta pra a imigração e marcando o dia que o estudante deverá se apresentar na imigração, munido dos documentos necessários ( isso inclui o statement). Para se obter o visto, que é em forma de cartão, o estudante deverá pagar uma taxa de 150 euros. Este pagamento poderá ser feito na forma de cartão de crédito ( somente cartão com chip) ou em forma de boleto bancário. o pagamento feito em cartão de crédito é mais fácil e o estudante retira o visto no mesmo dia. Já o pagamento na forma de boleto bancário, o estudante somente retira o visto após alguns dias depois de efetuado o pagamento, ou seja, ele terá que voltar na imigração para a retirada do visto.

- PPS ( permissão para trabalhar): O estudante que contratar o serviço de estudo mais trabalho, muito oferecido em agências de intercâmbio, tem o direito de trabalhar 20 horas semanais enquanto está estudando e no período de férias da escola, terá o direito de trabalhar 40 horas semanais. Para que a pessoa possa trabalhar legalmente na Irlanda, é preciso um registro no PPS office. A escola de inglês também fornecerá uma carta de matrícula para ser apresentada no local, juntamente com um documento de identificação do estudante, ou seja passaporte. Na carta fornecida pela escola, constará o endereço de residência atual do estudante, que provavelmente será a Hostfamily. O número de registro do estudante será enviado para o endereço que será apresentado na carta. A partir do momento que o estudante obtiver esse número, ele estará apto para trabalhar legalmente no país.

- Carteira de estudante: O estudante receberá uma carta da escola de inglês que deverá ser apresentada no local onde ele irá fazer a carteira de estudantes. Este local fica dentro do Trinity College, a universidade mais famosa da Irlanda, localizada no centro da cidade, de fácil acesso. O escritório para fazer a carteira de estudantes fica em uma porta do lado esquerdo, após passar o portão principal da universidade.É uma porta pequena e de difícil localização. O custo da carteira de estudantes é de 15 euros. Com essa carteira o estudante terá benefício em compras, principalmente nas compras de passagens de transporte coletivo urbano. Na Irlanda há um sistema compra de passagens para vários dias, muito utilizado por estudantes, que precisam ir à escola diariamente. Com o cartão de estudantes, o estudante irá usufruir de desconto na compra desse sistema.

Espero que essas informações possam ajudar um pouco os futuros intercambistas......

Boa viagem e aproveitem ao máximo esse momento!!!

Um comentário:

  1. Olá! Não sei porque me tocou a sorte de ser o meu blogue o 1º a ser seguido por este blog, assaz simpático...jovem presumo, como o meu filho que tb já esteve 3 anos em Dublin a trabalhar e meu Deus essa foto que está no blog, que saudades me dá, já fui muito feliz lá...e o Trinity College e os pubs maravilhosos...e a Guiness maravilha, só é pena chover tanto, não é?? E quem és tu por tràs do sapo, no perfil, não diz muito,mas ok, venham mais posts que gostarei de acompanhar...Bj

    ResponderExcluir